Para 85% dos passageiros, os aeroportos do país são ‘bons’ ou ‘muito bons’, mas a qualidade de alguns serviços têm deixado a desejar. A nota atribuída aos 15 maiores terminais do país é de 4,16 – numa escala que vai até 5 –, segundo pesquisa de satisfação da SAC (Secretaria de Aviação Civil).
As principais queixas, no entanto, são quanto ao serviço de wi-fi, à quantidade e ao preço da alimentação e ao alto custo do estacionamento. Em contrapartida, a cordialidade dos funcionários, o tempo de espera no check-in e a agilidade na fila de imigração se destacam.
Ranking
O aeroporto de Curitiba é apontado como o melhor do país, seguido de Viracopos (Campinas) e Guarulhos.
Na outra ponta, Galeão, no Rio, Salvador e Cuiabá têm os terminais com pior avaliação. Manaus teve a maior evolução na satisfação de passageiro. A nota dada pelos viajantes saltou de 3,78 para 4,19 nos últimos três anos.
Juscelino Kubitschek O aeroporto de Brasília ocupa a 10ª colocação, com a nota em queda: passou de 4,26 no primeiro trimestre de 2015 para 4,14 no último trimestre. Além das reclamações comuns dos outros aeroportos, a distância para o embarque desagrada.
Fonte: G1, 29 de janeiro de 2016