Em tempos de preço galopante da gasolina, a imagem é tentadora: em vez de abastecer com o combustível tradicional, basta plugar o carro na tomada. A cena ainda é pouco vista no Brasil, onde há cerca de 3.000 veículos elétricos ou híbridos circulando, mas o uso deste tipo de automóvel tem cada vez mais adeptos mundo afora. Além da economia, o meio ambiente ganha com o emprego de energia limpa.
No Japão, referência no setor, um em cada dez carros é movido por eletricidade, e 40 mil pontos de recarga estão espalhados pelo país. Na Alemanha, um projeto ambicioso prevê a circulação de um milhão de veículos híbridos até 2020. Além do uso particular, esses veículos podem ajudar a solucionar problemas de mobilidade das grandes cidades. No último dia21, aPrefeitura de Fortaleza anunciou que, a partir de abril, vai oferecer um sistema de compartilhamento de carros elétricos com preços compatíveis aos das corridas de táxi.
O projeto é inspirado em um sistema inaugurado no fim de 2011 em Paris. Desde então, já são 900 estações, três mil veículos elétricos e mais de 75 mil usuários cadastrados, com média de 15 mil viagens ao dia. A tecnologia limpa também vem sendo utilizada no transporte coletivo.
Fonte: Extra, 31 de janeiro de 2016