Os estacionamentos rotativos, mais conhecidos como Zona Azul, em Fortaleza, passarão para a iniciativa privada. A Lei 10.408, de outubro deste ano, foi sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio e já entrou em vigor desde o último dia 29, quando foi publicada no Diário Oficial do Município. Para isso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) abrirá processo licitatório no início do próximo ano, outorgando para a empresa vencedora o direito de exploração dessas vagas em vias e logradouros públicos da Capital num prazo de até 20 anos. Por enquanto, com a desativação dos parquímetros um ano após a instalação, os cartões voltam a valer.
Os usuários foram avisados por mensagem via Whatsapp desde o último dia 3. Segundo a Prefeitura, não havia tecnologia suficiente para manter e ampliar os aparelhos. A ideia, explica o superintendente da Autarquia, Arcelino Lima, é ampliar o número de vagas concedidas das atuais 2,5 mil para 7,5 mil. Com isso, haverá estacionamentos na Praia de Iracema, Beira-Mar, Centro, Messejana e Parangaba. "Estudos revelam que a maior parte dos congestionamentos em cidades como Fortaleza são provocados por motoristas em busca de estacionamento", argumenta.
Ele salienta que, para um serviço eficiente, é necessário o uso de tecnologia de ponta, e é isso que a Prefeitura irá buscar.
Fonte: Diário do Nordeste (Fortaleza), 7 de novembro de 2015