Parking News

Após meio século de promessas, projetos e idas e vindas, foi a vez de a gestão Geraldo Alckmin anunciar nova ligação para veículos entre Santos e Guarujá, no litoral sul. O projeto, adiantado pelo jornal Estado de S. Paulo há dois meses, prevê um túnel de 900 metros de extensão para o primeiro semestre de 2016. A proposta orçada em R$ 1,3 bilhão foi batizada de Prestes Maia em homenagem ao urbanista que idealizou a primeira ligação seca, em 1947. Desde aquela época, foram projetados túneis, pontes comuns e até uma estaiada (que chegou a ter maquete inaugurada em 2010 pelo governador José Serra).
O governo pretende lançar até janeiro a licitação para o projeto executivo, que será elaborado em até 12 meses. Nesse tempo, a administração pretende definir o modelo que viabilizará economicamente o túnel. Estão sendo estudados uma Parceria Público-privada (PPP) e um modelo no qual o governo constrói e depois faz a concessão para a iniciativa privada. Como o Estado adiantou, o governo optou por um túnel "pré-moldado", tecnologia ainda inédita no Brasil. Todas as armações serão construídas na superfície e, depois, assentadas a 40 metros de profundidade. A travessia ficará na altura dos bairros de Outeirinhos (Santos) e Vicente de Carvalho (Guarujá).
Escadas rolantes
A previsão é de que 15 mil veículos utilizem o futuro túnel. O projeto prevê escadas rolantes para os pedestres fazerem a travessia e até um estacionamento. Também está definida uma área para passagem do futuro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O deslocamento a pé levará de 5 a 8 minutos (de carro, menos de 2 minutos). Atualmente, a travessia é feita por balsas, que levam até 10 minutos, sem contar filas. Após a entrega do túnel, o plano é mantê-las, com intervalo maior.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de agosto de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

As vantagens de ser um associado

A atividade de estacionamento há tempos deixou de ser administrada de maneira informal. Ao contrário, as empresas cresceram, se automatizaram, estão presentes nos mais diversos empreendimentos, oferec (...)


Seja um associado Sindepark