Quem nunca saiu dirigindo e, de repente, se lembrou que havia esquecido a carteira de habilitação em casa? Você não precisará mais passar por esse tipo de sufoco se tiver a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)!
A versão eletrônica da CNH tem o mesmo valor jurídico que a impressa e sua obtenção é opcional, mas vale muito a pena ter o documento digital, pois ele pode ser acessado a qualquer momento de um smartphone, por exemplo.
A solicitação deve ser feita pelo aplicativo CDT (Carteira Nacional de Trânsito) da SERPRO, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de apps. A tecnologia está disponível para condutores que possuem CNH emitida após maio de 2017.
O verso do documento possui um QR Code impresso que dá acesso ao aplicativo sem que seja necessário ter um certificado digital ou intervenção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Inclusive, de acordo com dados do Detran, mais de 27 milhões de motoristas brasileiros já possuem a CNH com essa facilidade. Para ter acesso ao documento eletrônico, que poderá ser acessado pelo celular mesmo sem internet, é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e se cadastrar.
O usuário receberá um e-mail para ativação do cadastro e, após esse passo, é preciso fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento” para dar início ao pedido da CNH digital. Assim que a solicitação for feita, o usuário deverá fazer a “prova de vida”, ou seja, comprovar, através da própria câmera do celular, que a pessoa fazendo a solicitação é o próprio condutor.
Em seguida, após a confirmação, o número do celular deverá ser informado e o documento eletrônico da CNH digital será disponibilizado. Para finalizar, o aplicativo solicitará a criação de uma chave de acesso de quatro dígitos que deverá ser inserida sempre que o documento digital for consultado, podendo ser trocada também para a opção de impressão digital, caso o condutor prefira.
Viu só como é fácil? Pegue já a sua CNH para ver se a opção de QR Code está disponível e faça já a solicitação da sua CNH digital: praticidade e agilidade a um toque!
Fonte: CNB/Detran, 22/01/2021
Outras matérias da edição
Serviços são essenciais para crescimento econômico da cidade
Por Jorge Hori* - A cidade de São Paulo, aos 467 anos, se mantém como o maior centro de negócios da América Latina, mas com duas grandes concorrentes (...)
Novas regras para restaurantes, bares e comércio em SP começam a vigorar
Desde ontem (25), todo o estado de São Paulo passou a ser classificado nas duas fases mais restritivas da quarentena. Até o dia 7 de fevereiro, sete regiões (...)
FecomercioSP reforça necessidade de medidas emergenciais após novas restrições para comércio no Estado
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) compreende a necessidade de mudanças no Plano São Paulo, anunciadas (...)
Piratini procura empresa que cuide de estacionamento (RS)
O governo do Estado está dando mais um passo prevendo a abertura do Cais Mauá para a população. As obras do projeto Embarcadero (...)
RIOgaleão lança pré-reserva de estacionamento
O aeroporto RIOgaleão lança serviço de pré-reserva pela internet de vagas no estacionamento oficial com descontos de até (...)
MP cobra da prefeitura de Goiânia fiscalização sobre fornecimento de nota fiscal em estacionamentos
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) requisitou ao secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo da Silva, a ação fiscal do órgão (...)
Emissão de documentos para transferência de veículos está disponível on-line
Para emitir a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e), basta acessar o Portal de Serviços do Departamento (...)
Quais são as cidades com o pior trânsito do mundo?
Levantamento analisa mais de 400 cidades para elaborar ranking anual; brasileiras não estão no "top 10" (...)
Hora Park aplicou mais de 6,7 mil autuações de Zona Azul
A Hora Park - empresa concessionária do serviço de estacionamento em Mogi das Cruzes - contabilizou mais de 6,7 mil autuações em 2020. As notificações (...)
Crise gerada pela Covid segura valor de aluguéis
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) disparou no ano passado, mas isso não mexeu no preço de aluguéis (...)