Em metrópoles, fica difícil imaginar a vida sem trânsito. Mas, apesar da demora encontrada em muitas cidades brasileiras para se locomover de um ponto a outro, o país não tem nenhuma cidade listada no “top 10” locais com pior trânsito no mundo todo. É o que mostra o TomTom Global Traffic Index, empresa que fornece tecnologia de sistema de navegação para automóveis.
De acordo com o estudo, que mapeia 416 cidades em 57 países há nove anos, o aumento contínuo do tráfego globalmente, ano a ano, foi significativamente interrompido pela pandemia de covid-19: 387 cidades apresentaram diminuição significativa (aproximadamente 21%) no congestionamento geral e de 28% nos horários de pico. Apenas 13 cidades tiveram aumento do trânsito no último ano.
Segundo as informações compiladas, a cidade com o pior trânsito em 2020 foi Moscou, com um nível de congestionamento de 54% em 2020 — o que significa que as viagens demoraram, em média, 54% mais tempo do que se o trajeto mapeado estivesse sem trânsito. Em seguida, estão empatadas em 53% as cidades de: Mumbai, Bogotá e Manila.
Em relação ao Brasil, a primeira cidade a aparecer no ranking é Recife (na 24ª posição, com aumento de 37% no tempo gasto no trânsito em relação ao trajeto habitual). Em seguida, estão Rio de Janeiro (40ª posição), Fortaleza (48ª), Salvador (51ª) e São Paulo (59ª).
Os autores do estudo acreditam que a pandemia pode abrir caminhos para a redução no trânsito nos próximos anos e, consequentemente, um mundo ligeiramente mais sustentável a partir da redução de emissões de poluentes. Resta saber como o mundo vai se comportar no pós-pandemia para comprovar essa tese.
Fonte: Exame, 20/01/2021
Outras matérias da edição
Serviços são essenciais para crescimento econômico da cidade
Por Jorge Hori* - A cidade de São Paulo, aos 467 anos, se mantém como o maior centro de negócios da América Latina, mas com duas grandes concorrentes (...)
Novas regras para restaurantes, bares e comércio em SP começam a vigorar
Desde ontem (25), todo o estado de São Paulo passou a ser classificado nas duas fases mais restritivas da quarentena. Até o dia 7 de fevereiro, sete regiões (...)
FecomercioSP reforça necessidade de medidas emergenciais após novas restrições para comércio no Estado
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) compreende a necessidade de mudanças no Plano São Paulo, anunciadas (...)
Piratini procura empresa que cuide de estacionamento (RS)
O governo do Estado está dando mais um passo prevendo a abertura do Cais Mauá para a população. As obras do projeto Embarcadero (...)
RIOgaleão lança pré-reserva de estacionamento
O aeroporto RIOgaleão lança serviço de pré-reserva pela internet de vagas no estacionamento oficial com descontos de até (...)
MP cobra da prefeitura de Goiânia fiscalização sobre fornecimento de nota fiscal em estacionamentos
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) requisitou ao secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo da Silva, a ação fiscal do órgão (...)
Tudo o que você precisa saber sobre a CNH Digital
Quem nunca saiu dirigindo e, de repente, se lembrou que havia esquecido a carteira de habilitação em casa? Você não precisará mais (...)
Emissão de documentos para transferência de veículos está disponível on-line
Para emitir a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e), basta acessar o Portal de Serviços do Departamento (...)
Hora Park aplicou mais de 6,7 mil autuações de Zona Azul
A Hora Park - empresa concessionária do serviço de estacionamento em Mogi das Cruzes - contabilizou mais de 6,7 mil autuações em 2020. As notificações (...)
Crise gerada pela Covid segura valor de aluguéis
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) disparou no ano passado, mas isso não mexeu no preço de aluguéis (...)