A construção, segundo o cronograma apresentado pelo governador Geraldo Alckmin, começará em março do próximo ano e deve terminar 18 meses depois. A linha não será entregue até a Copa do Mundo, em junho de 2014.
De acordo com Fernandes, dos cerca de 34 milhões de passageiros de Cumbica neste ano, 6 milhões não despacham bagagens. Eles serão os primeiros beneficiados pelo serviço de check-in nas estações. "Já avisamos todas as operadoras de aviação para que comecem a considerar que nós vamos reservar espaços para totens nas estações para fazer o check-in remoto."
O serviço deve ser realizado nas estações da Linha 13-Jade. Depois, poderá chegar ao Brás, para onde há projeto de expansão do ramal. Todos os oito trens com destino a Cumbica terão bagageiros nos vagões e espaços maiores para malas grandes ao lado das portas. As composições, com oito carros cada uma, também serão interligadas umas às outras, a exemplo do que acontece na Linha 4-Amarela do Metrô.
Distância
Uma dificuldade, porém, diz respeito à distância que a Estação Aeroporto ficará dos Terminais 1 e 2 e do futuro Terminal 3 de Cumbica, já em construção. Ela será construída à margem da Rodovia Hélio Smidt, ao lado do Terminal 4, popularmente conhecido como "puxadinho". Dos 88 mil passageiros que passam por dia por Cumbica, só 4,7 mil usam esse terminal, que serve apenas às companhias Trip e Azul.
Originalmente, o governo do Estado pretendia montar a estação dentro do aeroporto, perto dos Terminais 1 e 2. O local escolhido, segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, era o estacionamento. Mas a concepção mudou depois que a nova concessionária assumiu o comando da administração de Cumbica, em novembro. "Com o advento dessa nova concessão, entendemos que a grande área de concentração popular de gente, maciça, vai ser em torno do Terminal 4, porque aquela área que hoje existe de carga vai ser transformada em shoppings, cafeterias, cinemas", afirmou Fernandes.
Monotrilho
O presidente do consórcio GRU Airport, Antônio Miguel Marques, disse ontem, no entanto, que um sistema de transporte será construído no aeroporto para transportar passageiros que chegarem pela CPTM. O mais provável é que um monotrilho suspenso, parecido ao do parque de diversões da Disney na Flórida, nos Estados Unidos, faça essa ligação. Entre os Terminais 3 e 4, o percurso por meio desse modal levará três minutos e será gratuito.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 de dezembro de 2012