Será uma obra conjunta entre Metrô e CPTM, uma vez que a estação abriga os dois sistemas, com a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 7-Rubi da CPTM. A ideia é que a Barra Funda ganhe características semelhantes às da Estação Brás, também intermodal, com duas linhas de trem e uma de metrô. Apesar de ter um terço (23.350 m²) da área construída da Barra Funda, a Estação Brás é mais arejada e sofre menos com a lotação.
Construída em 1988, a Barra Funda teve movimento recorde no ano passado, com 62,2 milhões de usuários, de acordo com o Metrô. "É uma estação muito utilizada, antiga, o pé-direito é muito baixo e o tipo de telha é um horror na época do verão, então é um forno verdadeiro", disse Alckmin. "O Brás já está nesse novo padrão, pé-direito bem mais alto, com circulação de ar bem melhor, ventilação e sistema de telhas também", afirmou.
Nos próximos dias, o governo lançará um edital de pré-qualificação para empresas que farão obras de modernização em mais 23 estações da CPTM. A ideia é promover uma ampliação de banheiros, construir elevadores, rampas e pisos táteis.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1º de novembro de 2012