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Carros demais, motos demais, poluição demais. Paris intensificará sua política de restrição da circulação de veículos, principal fator de poluição do ar na capital. No dia 12 de novembro, no Conselho de Paris, o prefeito Bertrand Delanoe apresentará seu plano de combate à poluição: entre as novas medidas, a mais polêmica consiste na diminuição da velocidade permitida. Novas "zonas 30" serão criadas, como em Goutte-d"Or no 18º arrondissement, informa a Reuters.
Nas ruas em torno das escolas, estabelecimentos esportivos ou culturais, a prefeitura quer estudar junto com o governo regional a instauração progressiva de uma velocidade limitada a 30 km/h. Alguns grandes eixos também serão incluídos: a avenida de Clichy, no verão de 2013, e os grandes bulevares.
A prefeitura agirá "caso a caso" para delimitar eixos onde a redução da velocidade seja "realista" para os motoristas e viável, do ponto de vista técnico. São fortes as resistências por parte dos moradores dos subúrbios que criticam a "boboland" (terra da classe média alta moderna) de Bertrand Delanoe, uma Paris sem carros, para solteiros ou famílias ricas. O Clube do Automóvel rejeita "a ideia de uma ampliação de zonas 30" e pede para que a questão seja submetida à apreciação dos eleitores.
Segundo a equipe municipal, essa medida permitirá reduzir a poluição, mas sobretudo os acidentes. Um estudo da Agência Nacional Interministerial de Segurança Viária estima que uma diminuição de 5% na velocidade reduz em 10% o risco de acidente com ferimentos e em 20% o risco de acidente fatal. No plano da poluição, o benefício é mais discutível: a diminuição da velocidade pode levar a uma maior emissão de CO2, mas diminuir a emissão de partículas finas, muito prejudiciais à saúde, segundo estudos da Agência do Meio Ambiente e do Controle de Energia (Ademe). No anel viário, a prefeitura espera conseguir com que o governo central reduza a velocidade em 10 km/h, passando de 80 km/h para 70 km/h.
A proibição de veículos mais antigos também pode causar polêmica. O prefeito de Paris proporá essa medida como parte da discussão sobre as "zonas de ação prioritária para o ar" (ZAPA) que a ministra do Meio Ambiente, Delphine Batho, decidiu relançar após o fracasso do governo anterior. A proibição se aplicaria a partir de setembro de 2014, para os veículos particulares e utilitários com mais de 17 anos, para os veículos pesados com mais de 18 anos e os de duas rodas com mais de 10 anos.
O perímetro dessa zona de exclusão iria até a rodovia A86. O prefeito de Paris se diz favorável a um pedágio, não uma barreira para taxar a entrada na capital como em Londres ou Estocolmo, mas um sistema de pedágio por quilômetros nas "rodovias metropolitanas". Além disso, a prefeitura quer obter a proibição de qualquer circulação de trânsito de veículos pesados em Paris e no anel viário. Ela proporá ainda a instauração de uma fiscalização técnica sobre duas rodas motorizadas, um meio de transporte que não para de se popularizar em Paris. Eles eram usados em 9% dos deslocamentos em 2010, contra 4% em 2001.
Não há certeza de que os parisienses tenham percebido a mudança, de tão onipresente que o carro continua nas ruas da capital. Mas em dez anos a circulação veicular caiu 25%. O comportamento dos parisienses se transformou: 40% abandonaram o carro para se locomoverem de transporte público, a pé ou de bicicleta. Somente 7% deles ainda usam seus carros diariamente. O uso da bicicleta disparou. Ela representa 3,1% das locomoções.
O sistema Vélib (aluguel de bicicletas) agora conta com 250 mil assinantes. Essa evolução é consequência de uma lógica dupla: a redução do espaço público que torna cada vez mais difícil estacionar e circular, e o aumento da oferta de transportes. Em dez anos, 750 mil metros quadrados de calçada foram adaptados em benefício dos pedestres, bicicletas e modos de locomoção "limpos". Linhas de bonde foram abertas.
Fonte: agência de notícias Reuters, 4 de novembro de 2012

Categoria: Geral


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