Diante da existência de falhas no edital, está suspensa a licitação para escolha da empresa que terá a concessão para implantar e gerenciar o serviço de estacionamento público rotativo nas ruas, avenidas e parques municipais de Cuiabá, conhecido popularmente como “Faixa Verde”. A concorrência foi publicada no dia 4 de janeiro e teve a suspensão divulgada oito dias depois.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, foram identificadas falhas, como a ausência da especificação da tarifa a ser praticada em relação a caçambas que recolhem materiais sólidos (catatudo), além de não ter considerado faixas gratuitas destinadas ao estacionamento de táxi e mototáxi. As alterações estão sendo realizadas no edital para republicação. A Prefeitura aponta ainda que não deve ocorrer atraso na concorrência, que tem abertura de envelopes marcada para o dia 5 de fevereiro. A cobrança de taxa para estacionar nas ruas da Capital deixou de ser praticada oficialmente em 2012.
O serviço foi gerenciado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) durante cinco anos. Pelo edital, o retorno da cobrança ocorrerá nas principais ruas e avenidas de Cuiabá, bem como em parques municipais. Inicialmente, serão disponibilizadas 1.500 vagas, a maioria na área central da Capital. O tempo de exploração pela empresa vencedora será de até 20 anos, sem possibilidade de renovação. O valor a ser pago pelos usuários está estimado em R$ 2,50 para carros e R$ 1,50 para motos.
Fonte: A Gazeta (Cuiabá), 15 de janeiro de 2016