Em dezembro, a Urbes – Trânsito e Transportes, através do setor de Educação para o Trânsito, fez mais uma etapa da pesquisa semestral que mede o índice de respeito às vagas preferenciais nos principais polos geradores de tráfego de Sorocaba. De acordo com o levantamento, o índice de respeito às vagas preferenciais aferido foi de 97%, resultado de 4% acima do que o registrado na pesquisa aplicada no primeiro semestre de 2016, quando o índice de respeito ficou em 93%.
O comportamento dos motoristas foi analisado em 18 estabelecimentos diferentes e levou em consideração quesitos como tipo de vagas, número de vagas especiais disponíveis, vagas ocupadas e livres e uso ou não da credencial.
O número é considerado positivo pela empresa pública, já que foi o maior índice de respeito obtido desde o início da pesquisa, em 2010. O respeito às vagas preferenciais variou positivamente em 177% em relação à primeira pesquisa em 2010, quando o trabalho de orientação da Urbes teve início. Em 2016, mais de 5,7 mil pessoas foram abordadas e orientadas sobre o uso correto das vagas especiais através de ações nas ruas, shoppings e hipermercados.
Fonte: Diário de Sorocaba - Sorocaba - 13/01/2017