O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Resolução nº 655 que estrutura o Registro Nacional de Veículos em Estoque, o Renave, sistema informatizado para as transferências e venda de veículos novos e usados no País. A medida, que entra em vigor em julho, foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) dia 11.
Por meio de um sistema informatizado, o Renave permitirá o registro da entrada e saída dos veículos novos e usados nos estoques de concessionárias e revendedores independentes de forma mais simplificada e desburocratizada. Na prática, toda a comunicação de compra e venda será feita de forma eletrônica: atualmente é feita em papel. Os registros serão feitos em tempo real e serão validados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), junto aos Departamentos de Trânsito (Detran), Receita Federal e Secretarias de Fazenda (Sefaz), a fim de dispor informações que darão maior segurança às operações de compra e venda de automóveis. A medida também ajudará a eliminar inseguranças jurídicas.
Ele será dedicado apenas aos estabelecimentos que vendem automóveis novos e usados e não será utilizado, no primeiro momento, entre pessoas físicas.
Fonte: revista Automotive Business, 11/01/2017