Comerciantes, moradores e prestadores de serviços de Sumaré estão sendo surpreendidos com a ampliação das ruas e trechos de ruas da região central em que há cobrança de tarifa de estacionamento rotativo - a chamada "Zona Azul". Há pelos menos uma semana a área de cobrança foi ampliada, mas a "novidade'' ainda não foi comunicada pela prefeitura ou pela empresa concessionária que explora o sistema.
O caso veio à tona após requerimento proposto e aprovado na sessão ordinária de terça-feira pelo vereador da Câmara Municipal de Sumaré, Décio Marmirolli (PSB), e confirmado pela reportagem do Jornal Tribuna liberal em algumas mas do centro que não eram Zona Azul. Também é possível ver mais atendentes da empresa circulando pelas novas áreas, como trechos das ruas Dom Barreto, Ipiranga e José Maria Miranda mais distantes das praças da República e Manoel de Vasconcellos, além de novas placas e "parquímetros" nestes locais.
A Prefeitura de Sumaré tem 15 dias para apresentar resposta ao vereador. Segundo Marmirolli, "a região central passou a contar com mais vagas rotativas, mas não houve comunicação prévia (ao contribuinte)". "Considerando a ampliação de áreas de cobrança na região central de nosso município, que passaram a ter o estacionamento rotativo/ Zona Azul, muitos comerciantes, moradores, prestadores de serviços estão indignados com a situação, pois relataram que não houve uma pré-comm1icação, tampouco uma ampla divulgação pelo período de pelo menos dez dias comunicando as novas áreas que passariam a ter o estacionamento rotativo/Zona Azul", disse o parlamentar no documento.
No requerimento, Marmirolli questiona ainda se a responsabilidade para informação da ampliação das áreas de estacionamento rotativo deveria ser feita pela Administração Municipal ou pela empresa responsável pelo serviço, a Rizzo Parking. O vereador pede também que a Administração Municipal justifique a "falta de divulgação e informação sobre a ampliação de áreas de estacionamento rotativo". A reportagem questionou tanto a prefeitura quanto a empresa sobre a ampliação da Zona Azul, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
MODERNIZAÇÃO
Em outubro de 2016, foi lançado o novo sistema de pagamento do estacionamento rotativo do quadrilátero central da cidade, conhecido como Zona Azul. No novo sistema, o usuário ganhou diversas opções para pagar pela permanência nas vagas demarcadas por uma ou duas horas, incluindo a compra de créditos de uma hora, ou "pins", por aplicativo de celular e pela internet.
O objetivo foi incentivar a rotatividade das vagas, facilitando que os consumidores frequentem o Comércio, os bancos e os serviços da Avenida 7 de Setembro e seu entorno.
Fonte: Jornal Tribuna Liberal - Sumaré - 24/03/2017