A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Departamento de Controle Operacional da STTP, já está emitindo a nova credencial de estacionamento para idoso e deficiente digitalizada, com a implantação do sistema de leitura QR Code.
De acordo com o superintendente Félix Neto, a credencial agora tem um novo item de segurança, permitindo a coleta eletrônica de informações, e criando um banco de dados digital para a STTP. “A ideia é possibilitar, por exemplo, o reconhecimento e comparação das informações, quando da fiscalização pelo agente de trânsito”, disse. Anteriormente, a emissão da credencial continha apenas um selo holográfico, assinatura do superintendente e carimbo.
Agora, mais um item de segurança está sendo implantado, o chamado QR Code. Impresso na frente da credencial, o código armazenará informações criptografadas do documento: como nome, data de validade, órgão emissor e outros, informa Helder Carlos, responsável pelo setor.
O novo documento dará uma leitura, pelo agente fiscalizador, com alto nível de segurança dos dados informados na emissão da credencial, sem a necessidade inclusive do uso da internet. Somente no primeiro bimestre de 2017, mais de 400 credenciais para idosos e deficientes foram emitidas pela STTP, e que a partir de agora terá um controle digitalizado de dados dos beneficiários.
O QR Code é basicamente um novo código de barras em 2D (o antigo código trabalha com apenas uma dimensão, a horizontal, e o QR Code utiliza códigos com informações tanto no plano horizontal como na vertical).
Fonte: Correio da Paraíba - João Pessoa - 17/03/2017