A prefeitura de Salvador vai, mais uma vez, questionar na Justiça a cobrança dos estacionamentos nos shoppings. Foi o que informou, ontem, Paulo Meireles, superintendente da Sucom - Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).
Segundo ele, apenas o Iguatemi e o Center Lapa requisitaram a concessão de alvará para início da operação. "Estas autorizações, porém, estão em análise e o nosso setor jurídico ainda está verificando uma saída jurídica", informou.
Os maiores centros comerciais de Salvador pretendem começar a cobrar pelas vagas de estacionamento o mais breve, respaldados por decisão judicial favorável à Associação Brasileira dos Shopping Centers (Abrasce).
Já foi acertado, inclusive, um valor referência de R$3 para as primeiras três horas de utilização da vaga. Mas, os representantes dos shoppings não arriscam um palpite sobre quando devem iniciar a cobrança, já que dependem da autorização da Sucom.
Enquanto o alvará não é concedido, os centros já iniciam os preparativos para o funcionamento do novo sistema em seus estacionamentos. Além do Iguatemi e do Lapa, o Shopping Barra, por exemplo, também já começou a tomar algumas providências, como a instalação de catracas eletrônicas e de circuito interno de tv nas áreas citadas. "Estamos esperando uma definição concreta desta situação, mas não há nada definido", informou a gerente de marketing, Karina Brito.
Segundo ela, o Barra, na verdade, vem realizando investimentos em modernização, com a automação dos acessos e saídas dos estacionamentos, "com o objetivo de garantir mais conforto aos consumidores".
O Iguatemi é um dos mais adiantados, ainda que na espera do alvará. O maior shopping do estado já implantou, inclusive, os guichês de pagamento, próximo às suas principais áreas de acesso. Seu concorrente mais próximo, o Salvador Shopping, que será inaugurado no dia 24 de abril, ainda não anunciou uma posição quanto ao assunto.
Fonte: Correio da Bahia (Bahia), 31 de março de 2007