O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo começa nesta segunda-feira a emitir vias originais extras do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Anual) como alternativa ao porte do original - o que será obrigatório a partir do próximo dia 16, graças a uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
De acordo com a resolução, a partir do dia 16, os motoristas são obrigados a portar os originais do CRLV e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Com isso, a cópia autenticada do CRLV passou a ser desconsiderada e deixou de ser preciso ter em mãos o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), pois ambos são necessários para a emissão do CRLV.
Quem for flagrado sem o CRLV e a CNH a partir do dia 16 estará sujeito à multa de R$ 53,20, perda de três pontos na carteira e a retenção do veículo até a apresentação do documento.
Como solicitar
Para obter originais extras, o motorista deve ir às sedes do Detran e das Ciretrans ou aos postos do Poupatempo.
Será preciso apresentar o original do CRLV, um documento de identidade original -RG ou a própria CNH- e o comprovante de pagamento de uma taxa de R$ 15,65 por via solicitada. O valor é o mesmo que, antes, era cobrado para a emissão da cópia autenticada. Na sede do Detran, no Ibirapuera (zona sul de São Paulo), as originais extras são emitidas no ato.
Em caso de perda ou roubo de uma das originais, o responsável pelo carro deverá registrar um boletim de ocorrência e comunicar o setor de classificação de placas.
Fonte: Folha Online (São Paulo), 02 de abril de 2007