O Porsche 356 recorria em grande parte às peças utilizadas no Volkswagen Carocha, tais como motorização traseira com refrigeração a ar. Mais tarde o 356 viria a ser totalmente construído a partir de peças Porsche. A utilização de um motor com refrigeração a ar e localização traseira foi, desde o início, a principal característica da Porsche. Oficialmente conhecido como Bater 356-001, essa máquina ganhou belos contornos graças a Karl Rabe, um talentoso designer que trabalhou para o pai de Ferry no desenvolvimento do Volkswagen original. E foi dele que esse esportivo herdou suspensão, faróis e embreagem.
Já o motor quatro cilindros conhecido como flat-four foi modificado para que os 25 cavalos de potência saltassem para 40 e a velocidade alcançasse incríveis 139 Km/h.
Em 1951 Ferdinand Porsche morre devido a complicações de um enfarte, e nesse mesmo ano a Porsche vence a classe nas 24h de Le Mans com o Porsche 356 SL, conseguindo assim notoriedade internacional.
Em 1953 a Porsche lança o 550 Spyder, modelo responsável por um grande número de vitórias na competição. Esse modelo tinha como principal característica possuir quatro árvores de comando de válvulas ao invés de uma central.
Fonte: G1 e outros sites, janeiro de 2012