Em Minas Gerais, 35 mil motoristas investiram na compra do kit de conversão para gás natural. A campanha de incentivo dá direito a, pelo menos, 300 metros cúbicos de combustível de graça. "Trezentos metros cúbicos de gás representam hoje em torno de 600, quase R$ 600. Então, a recuperação do investimento se dá de uma forma mais rápida", fala o gerente de relação com clientes, Hilton Vale.
Taxistas de Pernambuco ganharam isenção de ICMS para abastecer com GNV. O desconto é de R$ 0,19 a cada metro cúbico de combustível. "A gente vai juntar dinheiro pra ver se consegue comprar outro carro, outro táxi", afirma o taxista Jurandir da Silva.
A internet está ajudando o motorista do Rio Grande do Sul a fazer as contas. A vantagem do GNV pro bolso fica evidente nas simulações de gasto em viagens. A economia é maior na comparação com o etanol: quase R$ 0,50 a menos.
A conversão para o gás natural tem que ser decidida com base na matemática, segundo os profissionais de mecânica. Colocar prós e contras na balança para saber direitinho quanto essa economia vai custar.
Como os cilindros de gás são muito pesados pode ser necessário substituir peças da suspensão. Ainda há perda de espaço no veículo e nem sempre a rede de postos garante autonomia para viagens longas: quem sai de Minas para São Paulo ou Espírito Santo, por exemplo, tem que recorrer à gasolina para não ficar no meio do caminho, e além de levar em conta o custo de instalação do kit-gás, que pode passar dos R$ 3 mil, o motorista deve se preparar para visitas mais frequentes à oficina.
"Não quer dizer que necessariamente ele vai ter que trocar os componentes. Mas, por questão de manutenção, de garantia é interessante que ele reduza esse tempo de manutenção para evitar um gasto maior", diz o instrutor de formação profissional, João Barreto Lima.
Fonte: Jornal da Globo (Rede Globo), 31 de agosto de 2012