A fiscalização da Área Azul passou a operar com talonário eletrônico dia 26. Anteriormente efetuado no papel pelos agentes de trânsito da Guarda Municipal de Trânsito, o novo sistema, via smartphone, permite que a Taxa de Regularização seja registrada eletronicamente e computadas no sistema em poucos minutos, sem a necessidade de comprovar o pagamento na Guarda Municipal de Trânsito ou na Codepas. Esse sistema já era adotado pelos monitores da Codepas desde o início do ano. A alteração se deve às exigências do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). O sistema já havia sido adotado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e por municípios como Caxias do Sul, Chapecó (SC) e Santa Maria.
O secretário adjunto de Segurança Pública e coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Ruberson Stieven, revela que a utilização do talonário eletrônico é exclusivamente para a área de estacionamento rotativo. Inicialmente, a nova ferramenta será apenas para a área azul, mas poderá se expandir para outros tipos de autuações em novas regiões da cidade. “O objetivo é informatizar o sistema. Era preciso fazer essa adequação até o fim do ano. Estamos substituindo o papel pelo eletrônico, o que vai trazer uma série de benefícios para a comunidade”, afirma.
Os agentes de trânsito da Guarda Municipal de Trânsito contam com o sistema há três dias. Nas ruas, são três fiscais pelo turno da manhã e outros três durante a tarde. Em casos de autuação, ela é feita no mesmo momento pelo talonário e lançada no sistema. A multa passa por uma triagem na sede e, posteriormente, já entra automaticamente no sistema. Com a ferramenta, a rotatividade das vagas de estacionamento deverá ser mais ágil. “Tiramos o talonário de papel de circulação. A multa vem automaticamente. Isso deixará o serviço mais prático e moderno. Teremos benefícios de maior controle via localização em GPS, uma fiscalização mais efetiva e mais vagas na região central, que é a grande demanda da comunidade”, esclarece Stieven.
Talonário difere de sistema de controle da Codepas
Apesar da semelhança no smartphone utilizado atualmente pelos agentes fiscais da Codepas, o sistema de talonário eletrônico é diferente do que já vinha sendo usado no município. O secretário adjunto de Segurança Pública explica que o serviço já utilizado realiza o controle do estacionamento rotativo. O novo serviço, no entanto, realiza a autuação em irregularidades encontradas na área azul. “Esse é outro sistema. Aquele é um controle de estacionamento, eles fazem o lançamento do tíquete. Nós fizemos a autuação caso o infrator não coloque o tíquete, que é a mesma autuação realizada anteriormente no papel”, finaliza Stieven.
Fonte: Diário da Manhã - Passo Fundo - 28/06/2017