A ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que ocorrerá durante o período inicial do contrato de 25 anos de concessão do complexo para a empresa alemã Fraport, está em andamento. Uma obra que já começou é a construção do edifício-garagem, que tem como prazo de entrega outubro de 2019 e prevê aumento de 2.184 vagas de estacionamento.
Quem frequenta o aeroporto costuma enfrentar dificuldade para estacionar, até mesmo nos locais onde o estacionamento é cobrado. A advogada Sônia Ximenes, 54, que foi acompanhar sua filha no embarque, ontem, disse que nunca tinha visto o estacionamento tão cheio e faz votos de boas-vindas ao novo edifício-garagem. “Tive que deixar o carro bem lá no fundo hoje [ontem]”, comenta. De acordo com os funcionários da Estapar, empresa que administra os locais de estacionamento pago, os dias de maior procura são terça e quinta-feira, mas nos finais de semana as vagas são bem limitadas, pois há quem viaje e deixe o carro durante um período longo tanto no edifício-garagem quanto no estacionamento descoberto.
Um agente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) que trabalha no aeroporto há cinco anos estima que haja 250 vagas públicas (gratuitas) de estacionamento. Contudo, determinados espaços têm período máximo de permanência de 30 minutos e os demais são utilizados por funcionários do aeroporto ou por motoristas de aplicativos, esperando alguma corrida. Ele também relatou que há muito abandono de veículo no aeroporto.
Fonte: Jornal Metro - Porto Alegre - 28/06/2018