O sistema de Estacionamento Rotativo Digital, que aos poucos vai substituir os antigos talões usados nas vagas de rua de Belo Horizonte há 50 anos, já está em funcionamento. A prefeitura, por meio da BHTrans e da Prodabel, lançou dia26 ainovação, que funciona via aplicativos de celular, anunciando que quem infringir as regras do serviço está novamente sujeito a multas – que estavam suspensas. Por um lado, o sistema digital promete mais segurança e comodidade aos usuários, com cerca de 30 empresas oferecendo a venda de créditos via smartphone, o que fomenta a concorrência, com expectativa de garantir promoções aos usuários. Por outro lado, o Rotativo de papel continua valendo por tempo indeterminado, o que no mínimo adia a perspectiva de coibir a ação de flanelinhas e a prática de reúso das vagas.
Para aqueles que estão sem celular ou não podem usá-lo, será mantida a opção de comprar o tíquete de papel. Também será possível a compra, nos postos de venda, do crédito virtual para estacionamento, em sistema similar à aquisição de crédito para o celular.
O preço do Rotativo Digital será o mesmo: R$ 4,40. Cada crédito adquirido gera um bônus eletrônico de gratuidade para estacionar por até 30 minutos. Segundo a regulamentação, o uso do crédito eletrônico e do bônus poderá ocorrer na mesma data ou em datas distintas.
Enquanto o tíquete de papel continuar circulando, a situação em relação aos flanelinhas que comercializam as folhas e agem preenchendo-as apenas quando chegam os fiscais não mudará. Mas a prefeitura garante que quando o sistema operar apenas por meio do aplicativo eles perderão espaço.
Fonte: Estado de Minas - BH - 27/06/2018