De um total de 485 vagas de estacionamento rotativo existentes atualmente, Cachoeiro de Itapemirim poderá ter até 1.689 vagas, segundo cálculos da prefeitura, que deu início à implantação de um novo serviço na cidade. Nesse novo montante, estão incluídas as vagas para motos, que atualmente estão isentas, mas pelo novo plano deverão pagar R$ 1. Para os carros, que continuarão pagando R$ 2, foram sugeridos outros 941 espaços.
Os números constam da primeira versão do termo de referência da concessão do estacionamento rotativo, apresentada à população em duas audiências na última semana de outubro.
A ideia da prefeitura é licitar o serviço até dezembro, para que o novo modelo seja implantado em março.
Atualmente, o rotativo é administrado pelo Hospital Infantil, que utiliza parte da renda no custeio de sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, segundo o prefeito, a concessão atual foi questionada na Justiça por não ter sido licitada.
De acordo com o diretor de Transportes e Serviços Públicos da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), Kleber Paiva, o município passará a ter um serviço digital. O novo modelo permite que o usuário utilize o aparelho celular para descobrir onde há vagas e até para pagar pelo uso do rotativo.
Fonte: A Tribuna (ES), 25 de outubro de 2015