A combinação entre o aumento no preço da gasolina, a volta da Cide (tributo regulador do preço de combustíveis) e a redução do ICMS sobre o etanol fez as vendas de álcool crescerem em todos os Estados do país. Por outro lado, a gasolina registrou queda na comercialização em 14 Estados, além do Distrito Federal. Os dados são da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Ainda assim, mesmo com o aumento do preço da gasolina, o combustível só não é mais vantajoso para o consumidor que o etanol em quatro Estados: São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Em Goiás, há empate entre os combustíveis, segundo a ANP.
Em média, vale mais a pena para o consumidor usar etanol se o combustível custar até 70% do preço do litro da gasolina.
As vendas de etanol hidratado (usado diretamente nos veículos) cresceram 42,4% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2014, para 13,1 bilhões de litros, e representa 12,4% do mercado de combustível. Já as da gasolina recuaram 0,86% (30,5 bilhões, ou 28,76% das vendas totais).
As vendas de etanol subiram principalmente em Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Roraima e Bahia. O maior consumidor é São Paulo, que, sozinho, usa mais da metade do combustível.
Fonte: Folha de S. Paulo, 31 de outubro de 2015