Parking News

Inflação dispara em setembro e eleva o custo de vida em São Paulo, aponta Fecomercio/SP

setapracima-149 

O Custo de Vida por Classe Social (CVCS) revelou que os preços de produtos e serviços na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) aceleraram no mês de setembro, passando de uma variação de 0,28% em agosto para 0,90% no mês passado. Os preços do grupo Transportes variaram 1,78% em média e exerceram a maior contribuição para a alta no mês, sendo responsável por 48% da variação observada. Somente entre os serviços de transportes, os preços apresentaram variação de 4,26%, puxados pelo aumento da passagem aérea (30,48%). A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A segunda maior variação mensal foi detectada no segmento de Habitação, com alta de 1,38%. Nos últimos 12 meses o aumento foi de 20,53% – a maior entre todos os grupos avaliados. Já Alimentação e bebidas, o grupo com maior peso no orçamento familiar (23%), sofreu acréscimo de 0,78% em setembro. Em 12 meses, a variação foi de 10,34%.

Juntos, estes três grupos somam 60% do total do CVCS, o que mostra o quanto as famílias da RMSP têm sido castigadas pelo aumento dos preços de itens básicos.

As classes de menor renda – D e E – foram as que mais sentiram a alta dos preços em setembro, com aumento de 1,26% e 1,18% do custo de vida, respectivamente. Já na classe C, a variação foi de 0,91%. O impacto foi menor para as classes A (0,64%) e B (0,75%).

De acordo com a assessoria econômica da Entidade, os serviços são, ainda, os principais responsáveis pela alta dos preços, com elevação de 1,28% ante o acréscimo de 0,33% observado em agosto.

Fonte: site Fecomercio, 28 de outubro de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Chegaram os adesivos de associado

Você que tem uma empresa associada ao Sindepark já pode retirar seu adesivo na sede do Sindicato. Na ocasião, deve ser informado o endereço da unidade em que será afixado porque os adesivos, que possu (...)

Oferta maior de vagas estimula uso do carro?

Por Jorge Hori* Hoje, respondo a um leitor, que me fez o seguinte questionamento: "O aumento na disponibilidade dos estacionamentos aumenta o número de motoristas que saem de casa usando seus carros? (...)

Emdec estuda benefício em Zona Azul (Campinas)

O secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, informou dia 28 que a pasta estuda desconto ou extensão de tempo d (...)

Mais 1.200 vagas no novo rotativo (ES)

De um total de 485 vagas de estacionamento rotativo existentes atualmente, Cachoeiro de Itapemirim poderá ter até 1.689 vagas, segundo cálculos da prefeitura, que deu início à implantação de um novo s (...)

Prefeitura discute fretados em faixas de ônibus

O secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, informou dia 29 que a Prefeitura de São Paulo discute flexibilizar as faixas exclusivas de ônibus da cidade para os fretados, em determinados lo (...)


Seja um associado Sindepark