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Até meados de 2015, a Secretaria Especial de Portos (SEP) espera ter prontos os estudos para implementação de 17 Áreas de Apoio Logístico Portuário (AALPs), localizadas próximas aos portos públicos. Essas áreas têm como objetivo servir de estacionamento para os caminhões que esperam para chegar aos terminais. Com isso, serão evitadas as longas filas nas vias de acesso que ligam os portos às cidades em que estão inseridos. O projeto foi anunciado em dezembro de 2012 e os estudos, contratados em dezembro do ano passado.
O valor total estimado para a implantação dessas 17 áreas de apoio é de R$ 750 milhões. Os estudos vão definir as características e o porte de cada uma das áreas previstas a fim de determinar o montante de recursos públicos necessários. Serão instalados nos portos de Aratu e Salvador (BA); Pecém (Fortaleza - CE); Vitória (ES); Itaqui (MA); Santarém e Vila do Conde (PA); Suape (PE); Paranaguá (PR); Itaguaí e Rio de Janeiro (RJ); Rio Grande (RS); Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul (SC); e Santos (SP). Os recursos do Programa de Aceleração do Investimento (PAC) serão liberados à medida que os estudos para sua implementação forem sendo concluídos.
As plataformas portuárias visam o alargamento da área de influência do porto (hinterland). Os serviços de logística complementares, como estacionamento de caminhões, armazenagem e centro de serviços, áreas alfandegadas ou anteporto e terminais intermodais, serão na zona secundária. Esse alargamento é fundamental, considerando-se a característica nobre e escassa da localização dos portos em áreas abrigadas do litoral e, principalmente, a inviabilidade de expansão da maioria dos portos brasileiros, próximos aos aglomerados urbanos.
Para resolver o problema dos congestionamentos, a SEP optou ainda por uma solução que visa a sincronização da chegada ou da saída de cargas, por meio de um modelo de gestão a ser implantado pelo projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente, conduzido pela secretaria. O projeto prevê a implantação do sistema Portolog, desenvolvido pelo Serpro, que permite o gerenciamento do tráfego de caminhões. A previsão é de que o sistema comece a operar no porto de Santos em setembro.
Fonte: Valor Econômico (SP), 27 de maio de 2014

Categoria: Geral


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