A expansão do ramal, compra de trens para atender as estações e a construção das duas paradas vai custar cerca de R$ 350 milhões, fora os R$ 50 milhões que serão gastos com desapropriações e reassentamento das 381 famílias que estão no trajeto.
A intenção é fazer quem mora no extremo sul perder menos tempo para ir ao centro. "Na hora do rush, a população dessa área leva 1h30, 2h até o centro, se não tiver nenhum acidente. Com a expansão da Linha 9, vai levar em torno de 35 minutos", disse Alckmin, que prometeu ainda estudar a possibilidade de levar a linha até Parelheiros.
O governador também prometeu trens novos e com ar-condicionado na Linha 9 e intervalos menores entre os trens. Hoje o passageiro espera pelo menos 7 minutos na plataforma. "Vai passar para 3 minutos o intervalo", disse Alckmin.
Ônibus
O Estado desapropriou uma área maior que o necessário para fazer a Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda. A ideia é oferecê-la à Prefeitura para que se construa terminal de ônibus ali.
Há um mês, passageiros de metrô e trem da zona sul de São Paulo podem embarcar em ônibus do Terminal Santo Amaro sem pagar passagem. A gratuidade é uma tentativa do Metrô de retirar usuários da superlotada Linha 9-Esmeralda.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16 de novembro de 2012