Nos próximos dias, a cidade de Lençóis Paulista (a42 kmde Bauru) realiza uma série de audiências públicas para debater o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Os encontros foram definidos pela Diretoria de Planejamento, que coordena as ações do Plano. Em 2014, foram realizadas as primeiras reuniões para definir a pauta e os assuntos que serão discutidos junto com a população nas audiências de fevereiro. Durante os encontros agendados para os dias 9 e11, apopulação poderá participar sugerindo propostas.
As opiniões de todos os envolvidos no processo ajudarão na formulação do Plano. O documento estabelecerá condições e metas, que determinarão como o município deverá se desenvolver, garantindo qualidade de vida da população em relação à locomoção. Até abril de 2015, em atendimento à lei federal 12. 587/2012, todas as cidades do País deverão elaborar e aprovar o plano de mobilidade urbana, que tem por meta a integração entre diferentes modais de transporte com melhoria da acessibilidade e da mobilidade de pessoas e cargas na área de cada município. A cidade de 65.026 habitantes tem IDH de 0,764, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2013. De acordo com o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e Assembleia Legislativa, Lençóis, assim como Bauru, integra a lista do Grupo 1, onde estão as cidades com maiores índices de riqueza e escolaridade, e menores níveis de mortalidade.
O indicador é uma espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que mede, a cada dois anos, os níveis de riqueza, longevidade e escolaridade nos 645 municípios do Estado. Em 2012, o município ficou em 2º lugar por Boas Práticasem Sustentabilidade Ambiental Urbana, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Fonte: jornal DCI, 6 de fevereiro de 2015