Estudo do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), divulgado em maio, apontou que 42% das viagens na Capital paulista poderiam ser realizadas de bicicleta. Os dados abordam percursos “pedaláveis”, de até8 kmentre origem e destino, realizados por pessoas com até 50 anos, entre 6h e 20h, e “facilmente pedaláveis“, de até5 kmde distância.
Diante das informações da pesquisa, cresce também a necessidade de mais inclusão, cuidado e investimento com ciclovias. Em 2017, o orçamento da Prefeitura de São Paulo incluiu R$ 25 milhões para a ampliação e manutenção de ciclovias da cidade. No orçamento deste ano, a verba destinada caiu para R$ 9 milhões. A queda pode ter ajudado na percepção de que não houve investimento na área. A reclamação das pessoas que utilizam as faixas destinadas à bicicleta é sempre a mesma: não há finalização das obras nem manutenção.
De acordo com o site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade de São Paulo conta com498,3 kmde estrutura cicloviária, sendo468 kmde ciclovias e30,3 kmde ciclorrotas.
Além disso, há122,2 quilômetrosde ciclofaixas de lazer, que são ativadas aos domingos e feriados nacionais.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes afirmou que “irá apresentar nas próximas semanas o novo plano cicloviário da cidade de São Paulo”.
Fonte: DCI - 24/07/2018