Atualmente, o trabalho é feito por 18 agentes que se revezam das 6h às 18h nas ciclovias que passam por pontos importantes da cidade, como largo São Bento, praça da República, viaduto do Chá, avenida São João, entre outros locais. Desde ontem (8), 160 agentes da guarda civil passam por um curso com a CET para que possam autuar as infrações de trânsito nas vias exclusivas para bicicletas.
A secretaria explica que esses agentes, a partir de outubro, vão treinar outros para que todos possam fazer a fiscalização nas ciclovias, que não param de crescer. Desde junho, já foram criados 44,9 km de ciclovias na cidade. A meta da gestão Fernando Haddad é chegar a 400 km de ciclovias até 2015 - o prefeito prometeu implantar 10 novos km por semana até bater a meta.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar na ciclovia é uma infração considerada grave, e o motorista perde cinco pontos na carteira de habilitação, além de ter que pagar R$ 127,69. O motorista que for flagrado transitando na via das bicicletas está sujeito a uma multa ainda mais severa: R$ 574,62 e perder sete pontos na carteira.
A multa nesse caso é considerada uma infração gravíssima, pois coloca a vida dos ciclistas em risco.
Fonte: Folha de S. Paulo, 5 de setembro de 2014