"Estou convencida que os clientes irão abraçar (a comunicação entre veículos) e as tecnologias de direção automatizada por uma única razão: elas são a resposta para os problemas cotidianos que as pessoas querem resolver", disse a executiva em discurso durante uma conferência.
A indústria vem lançando tecnologias como o controle adaptativo de cruzeiro, freios para batidas iminentes e direção semiautomatizada com mãos livres.
No entanto, a GM e outras montadoras têm enfatizado que, mesmo com a condução de mãos livres, os motoristas terão de ser responsáveis e precisarão manter a atenção na estrada. Enquanto isso, a empresa de buscas Google está trabalhando para desenvolver veículos totalmente autônomos.
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos tornou o desenvolvimento de tecnologias para carros conectados uma alta prioridade, uma visão compartilhada no Japão e na Europa. E quando os carros puderem também se comunicar com a infraestrutura ao seu redor, os ganhos serão exponenciais, disse Barra.
No entanto, ela disse que a comercialização de um veículo totalmente automatizado pode demorar até a próxima década.
Fonte: agência Reuters, 8 de setembro de 2014