GM e Ford anunciaram ontem, 2, em Detroit, uma grande ofensiva de eletrificação. A GM apresentará nos próximos 18 meses dois novos veículos elétricos baseados no aprendizado com o Chevrolet Bolt EV. Segundo a montadora, os carros serão os primeiros de pelo menos 20 novos modelos elétricos a serem lançados até 2023. Já a Ford informou que aumentará sua oferta de elétricos nos próximos cinco anos com 13 modelos, um deles um utilitário esportivo com autonomia de 480 quilômetros.
“A GM acredita em um futuro totalmente elétrico. Sabemos que isso não vai acontecer de imediato, mas estamos empenhados em promover o maior uso e aceitação desses veículos com soluções adequadas aos clientes”, afirma o vice-presidente executivo de desenvolvimento de produto, compras e cadeia de fornecedores, Mark Reuss.
Segundo da General Motors, sua estratégia de eletrificação terá duas vertentes: baterias elétricas e células de hidrogênio, dependendo da necessidade de cada modelo.
A GM também apresentou o Surus (iniciais de Silent Utility Rover Universal Superstructure). Trata-se de um veículo-conceito de quatro rodas alimentado por célula de combustível em uma carroceria de caminhão pesado, impulsionado por dois motores elétricos. Terá capacidade e arquitetura flexíveis e por isso poderá ser utilizado como veículo de entrega, caminhão ou ambulância.
Fonte: revista Automotive Business, 2 de outubro de 2017