A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) vai, em julho, reorganizar as metodologias de fiscalização, com a aquisição de um sistema informático que permitirá aos fiscais denunciarem infrações através de um 'smartphone', segundo o presidente da companhia. Em declarações à agência Lusa, Luís Natal Marques explicou que este sistema "estará perfeitamente integrado com as contraordenações e com as ações de fiscalização, no sentido de acelerar os processos que hoje são relativamente demorados".
O objetivo é que, a partir de julho, "o fiscal na posse de um 'smartphone' possa controlar o estacionamento e saber se aquela pessoa que está ali estacionada naquele momento está a recorrer a algum pagamento que tenha feito através do ePark [aplicação da EMEL]", exemplificou.
Isto vai permitir ter uma "comunicação muito mais facilitada com a sede e [...] retirar daí, logicamente, níveis de produtividade mais altos do que temos", sustentou Luís Natal Marques.
Em causa está um investimento de cerca de um milhão de euros, com a aquisição do 'software' Opera e de equipamentos, tanto informáticos como móveis, os 'smartphones'.
Além disso, a empresa vai contratar mais de 70 fiscais, num investimento de 1,7 milhões de euros.
Segundo dados disponíveis no 'site' da EMEL, a empresa gere mais de 45 mil lugares tarifados e mais de três mil parquímetros, tendo ainda sob a sua alçada 24 parques, num total de quatro mil lugares.
Fonte: Notícias ao Minuto, 1º de junho de 2015