De janeiro a abril deste ano, os carros de entrada voltaram a ser a principal escolha entre os consumidores que parcelaram um zero-quilômetro. A fatia de mercado desses veículos está em 25,8%, ante 23,7% nos mesmos quatro meses de 2014. Já para os hatches pequenos, em regra mais completos, a participação caiu de 27,2% (jan.-abr. 2014) para 25,2% (jan.-abr. 2015).
Os números referem-se a vendas feitas por Crédito Direto ao Consumidor (CDC), consórcio e leasing. Foram fornecidos pela Cetip, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames, base de informações financeiras de veículos entregues em operações de crédito.
Apesar da melhora da participação dos carros mais acessíveis neste ano, a Cetip recorda que a preferência por esses modelos vem caindo nos últimos cinco anos. Em 2011, eles respondiam por 34,3% do total das vendas a prazo. Neste mesmo intervalo (2011-2015), os hatches pequenos passaram de 17,1% para os atuais 25,2%.
O aumento de participação também ocorreu nos sedãs pequenos. De janeiro a abril de 2011 eles representavam 16,8% do total financiado. No acumulado de 2015, saltaram para 20% do mercado.
Fonte: revista Automotive Business, 27 de maio de 2015