Com 8 milhões de veículosem São Paulo, achar uma vaga para estacionar é difícil. E, na visão de especialistas, as vagas em ruas, com ou sem Zona Azul, tendem a ficar cada vez mais escassas. Hoje, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a cidade tem 38.502 vagas de Zona Azul. Em 2012, eram 35.789 – um aumento de 7,5%. O total de veículos na capital cresceu 8,5% no mesmo período.
Além do crescimento mais lento do que o da frota, um total de 40 mil vagas de estacionamentos nas ruas devem ser eliminadas para implantar os400 kmde ciclovias que a prefeitura pretende implantar até o ano que vem.
Para o especialistaem transportes Horácio Figueira, não é mais possível elevar a oferta de vagas em vias públicas de São Paulo. “Temos que liberar as ruas para o transporte público. A tendência é que as vagas sejam cada vez mais ocupadas para o tráfego.”
Com ele concorda Paulo Roberto Lozano, consultor de trânsito. “A via pavimentada é um bem muito precioso para ser ocupada por carros parados.”
Lozano dá o exemplo de Tóquio, que, para licenciar um veículo, exige a comprovação de que o proprietário tem uma garagem para guardá-lo.
Edifício garagem
Garagens subterrâneas são mencionadas pelos especialistas como alternativa para os motoristas estacionarem os carros.
A prefeitura estudou implantar mais dessas garagens – há três na capital. Mas, por serem mais caras, a proposta foi alterada para edifícios garagem.
O projeto de lei que autoriza a licitação para construir e concessão da gestão de edifícios garagem deve ser analisado pela Câmara Municipal nesta semana, em segunda votação.
A ideia é que alguns deles sejam feitos próximos de estações de metrô fora do centro expandido.
Fonte: jornal Metro e Rádio Bandeirantes, 1º de junho de 2015