A Ford vai colocar à disposição do público em Londres o GoDrive, serviço experimental de compartilhamento de carros. O sistema, desenvolvido internamente pela montadora, oferece uma frota de veículos para viagens só de ida e estacionamento garantido em toda a cidade, além de recursos de pagamento e reserva, que podem ser feitos via app mobile.
Criado para se integrar aos sistemas de transporte existentes, o GoDrive calcula o estacionamento por minuto de uso, assim como custos de pedágio urbano, seguro e combustível. Metade da frota é formada por modelos Ford Focus elétricos.
O projeto surgiu como um dos mais de 25 experimentos que a empresa desenvolve dentro do plano Ford Smart Mobility, para criar novas soluções de mobilidade usando a tecnologia e conectividade. O projeto piloto foi chamado de Direção na Cidade sob Demanda (City Driving On-Demand).
O projeto piloto envolveu 100 motoristas registrados, com veículos Focus Electric e New Fiesta EcoBoost 1.0, usando estacionamentos próximos das principais estações de transportes públicos, como as ferroviárias Waterloo e Victoria.
Agora, a Ford está convidando 2 mil pessoas a se inscrever gratuitamente no serviço, que será ampliado para 50 carros em 20 localidades.
Segundo a fabricante de automóveis, a iniciativa quer aproveitar o potencial do mercado de compartilhamento de carros. Estima-se que só no Reino Unido esse setor deva crescer 23% de2013 a2025. Globalmente, o segmento deve movimentar mais de US$ 6 bilhões até 2020.
Com o GoDrive, a Ford quer ganhar conhecimento das novas tendências e hábitos dos clientes, entendendo melhor as necessidades, padrões de viagem e estacionamento.
A Ford também desenvolve experiências de compartilhamento de carros na Alemanha, na Índia e nos EUA, que ajudarão a criar futuras opções de mobilidade para os clientes de todo o mundo.
Fonte: baguete.com.br, 29/05/2015