A demolição do elevado Costa Silva (Minhocão), que desde 1971 é a principal ligação entre as zonas leste e oeste da capital, conta com o aval dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Estudo elaborado com simulações do fluxo de veículos aponta que a medida é viável desde que uma série de intervenções seja realizada para preparar as vias que receberão os veículos que hoje trafegam pelo elevado. Segundo o levantamento, a demolição elevará o tráfego em nove.
Há impactos no sistema viário que devem ser mitigados (reduzidos) com medidas de engenharia de tráfego e obras, segundo trecho do estudo. Entre as intervenções propostas pela CET estão a adoção de faixas exclusivas de ônibus, ampliação da rua Frederico Steidel, para facilitar a ligação com a rua Amaral Gurgel e o Largo do Arouche. A obra também permitiria a manutenção do terminal Amaral Gurgel.
Os técnicos ainda indicam a necessidade de mudanças em vias do bairro de Campos Elísios. Na conclusão, o levantamento afirma que as simulações realizadas indicam que os impactos da transferência de veículos do Minhocão para as ruas e avenidas no entorno não são significativos, permitindo a desativação do Elevado Costa e Silva. O órgão de trânsito prevê que a retirada dos pilares que sustentam a estrutura permitirá a ampliação de ciclovias e o alargamento da avenida General Olímpio da Silveira.
Fonte: Jornal Metro (SP), 10 de junho de 2015