A instalação de uma ciclovia na avenida Rio Branco vai retirar cerca de 80 vagas de carros no trecho da via, na Praia do Canto,em Vitória. Olocal onde hoje é o estacionamento vai ser utilizado como faixa de rolagem de veículos para que a nova ciclovia fique na parte central da avenida e faça a ligação entre a ponte Ayrton Senna e a avenida Leitão da Silva. A medida vai ser feita para preservar as árvores que ficam no canteiro central da avenida, tanto na Praia do Canto quanto em Santa Lúcia, em trecho próximo à Reta da Penha.
Depois, a ciclovia ficará sobre o canteiro central de Santa Lúcia, onde não há árvores. A proposta da Prefeitura de Vitória vai ser apresentada aos moradores e comerciantes da região onde haverá a alteração, no próximo dia 22, às 19 horas, na Igreja Batista da Praia do Canto.
A secretária municipal de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, afirmou que a implantação da medida depende da reunião
Ela acredita que não haverá problema de falta de vagas de estacionamento na Praia do Canto com a retirada de vagas em um sentido da avenida Rio Branco. “Na verdade, depois da implantação do rotativo, há sobra de vagas. Então há possibilidade de que façamos a ciclovia sem que prejudique as pessoas de estacionarem na Praia do Canto. O modelo no canteiro central foi escolhido para separar o ciclista do pedestre e evitar problemas com saídas de garagem e estacionamentos que existem na região”, explicou.
A proposta da prefeitura prevê a construção de uma ciclovia de 1,8 km ao longo da avenida Rio Branco. Durante todo o trajeto, ela ficará no canteiro central e vai conter2,5 metrosde largura.
Fonte: A Tribuna (ES), 9 de junho de 2015