Parking News

Estacionamentos em BH cobram frações de hora irregulares, diz Procon

estacionamentomanaus-239

Uma pesquisa realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) constatou que a cobrança ilegal da fração de hora é uma prática comum em muitos estacionamentos privados dos bairros Centro e Barro Preto,em Belo Horizonte. Segundoo órgão, dos 196 estabelecimentos investigados, em 39 o valor da fração de 15 minutos não equivale a 25% da hora cheia, como orienta o Código de Posturas do município.

No Centro, são 23 estacionamentos com frações irregulares, enquanto no Barro Preto são16. Apesquisa foi realizada nos meses de junho e julho deste ano, e constataram ainda grande desproporcionalidade no preço das diárias, que podem variar em até 400% no Centro e em até 233% no Barro Preto.

De acordo com os dados levantados, o preço médio para um carro pequeno estacionar no Centro é de R$ 10,69. Já no Barro Preto, o valor é de R$ 9,35.

A pesquisa identificou outra prática abusiva comum na região: 46 estacionamentos cobram preços diferenciados para veículos considerados grandes sem oferecer vagas maiores.

Outros bairros

Durante o mês de junho, o Procon da ALMG divulgou ainda pesquisas realizadas em outros bairros da capital. Na Savassi e no Funcionários, foram investigados 78 estacionamentos, dos quais 16 não cobravam preços proporcionais às frações. Em Lourdes e Santo Agostinho, foram 24 estacionamentos pesquisados e 3 irregulares. Já na Região Hospitalar, foram 61 investigados e 11 irregulares.

Fonte: G1, 10 de julho de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

MP para manutenção de empregos

A assessoria jurídica do SINDEPARK chama atenção para o fato de que foi editada em 7 de julho de 2015 a Medida Provisória nº 680, que visa a proteção ao emprego, por meio da redução de jornada e venci (...)

Estacionamentos e as áreas de lazer

Por Jorge Hori* O terceiro fim de semana de fechamento da Av. Paulista para os carros, deixando-a exclusivamente para o lazer, teria sido um sucesso, apesar de já ter deixado de ser notícia. A cobert (...)

Mais multas por parar em calçadas (RJ)

O número de multas para os motoristas que estacionam sobre as calçadas em Niterói cresceu cerca de 52% no primeiro semestre de 2015, comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo levantamento (...)

Estacionamento fechado gera reclamações

O fechamento total do estacionamento do Paço de São Bernardo obrigou os usuários dos serviços municipais locais a buscar alternativas e já gerou reclamações no primeiro dia da medida (13), que vigora (...)

Venda de usados cresce 4,8% no 1º semestre

A venda de veículos usados nos primeiros seis meses de 2015 somou 6,4 milhões de unidades, resultando em alta de 4,8% sobre o mesmo período do ano passado. O número foi puxado pelos modelos com até tr (...)

Sem trégua no preço de serviços

A economia perdeu fôlego, o desemprego aumentou, a renda diminuiu, mas a inflação de serviços que deveria cair por causa do freio no consumo ainda não cedeu tanto quanto poderia. O índice, calculado c (...)


Seja um associado Sindepark