A Mercedes-Benz apresentou, via vídeo (https://www.youtube.com/watch?t=11&v=k_o-H1j4zZs), o sistema de estacionamento remoto do novo Classe E, previsto para ser revelado como linha 2017, em janeiro do ano que vem, durante o Salão de Detroit. Atenta às dificuldades de estacionar em vagas apertadas, principalmente carros largos e maiores, a montadora introduziu uma série de novas tecnologias ao sedã topo de linha da marca no mundo, dentre estas um assistente de direção.
O sistema semiautônomo de condução terá que pensar e agir pelos motoristas em rodovias e no tráfego urbano.
No vídeo, o modelo entra e sai de vagas apertadas e esterça a direção sozinho, sem a intervenção de um condutor, que poderá controlar o carro por meio de um aplicativo no smartphone.
De acordo com a Mercedes, a partir dos sistemas de condução inteligente, o carro poderá se manter a uma distância segura dos demais veículos e segui-los automaticamente até 200km/h.
Os novos sistemas também permitirão ao motorista abandonar o controle do acelerador e dos freios, já que o carro poderá ajustar automaticamente a velocidade, conforme o que for permitido na via. Para isto, será usada uma combinação de controle de cruzeiro, várias câmeras em torno do carro, leitores de placas e radares ultrassônicos.
Fonte: O Povo Online, 13 de julho de 2015