Encontrar vagas para estacionar carros e motos tem sido um problema de Norte a Sul do Estado. Por isso, projetos para implantação de estacionamento rotativo estão em processo de andamento e discussão em Linhares, Guarapari (foto), Santa Teresa, Marataízes e Aracruz. Até o final do ano, motoristas e motociclistas passarão a pagar para estacionar no centro comercial de Linhares, no Norte do Estado. O sistema entrará em processo de licitação dentro de cem dias e a expectativa é de que esteja funcionando a partir do ano que vem.
A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Rodrigo Paneto. Ele explicou que, inicialmente previsto para ser implantado no mês passado, o estacionamento rotativo em Linhares teve de ser adiado.
Os motivos alegados foram os atrasos na entrega do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob), que prevê a implantação de1,5 kmde ciclovias no centro da cidade, mudanças de vias, instalação de bicicletários, entre outras alterações no trânsito. Paneto acrescentou ainda que o projeto prevê funcionamento do rotativo de segunda-feira a sábado, em horário comercial (das 8h às 18h).
O preço por hora deve ficar entre R$ 1,70 e R$ 1,85.
Outra medida prevista é que das 18 horas às 8 horas não haverá cobrança. O projeto prevê também a gratuidade para idosos e deficientes físicos, previamente cadastrados. Linhares conta com 2.800 vagas no Centro, sendo insuficientes para a frota de 68.273 carros que circulam pelo município.
Fonte: A Tribuna (ES), 5 de julho de 2015