O estudo do novo traçado será agora apresentado ao governador Geraldo Alckmin, que dará o aval sobre as mudanças. Em paralelo, deve ser feito o projeto funcional do prolongamento da linha - a primeira etapa da obra -, a partir da Estação São Joaquim.
A linha 6-laranja foi projetada inicialmente para ter 16 km e 14 estações. Ela vai passar por bairros como Liberdade, Bela Vista e Higienópolis, na região central, Perdizes e Pompeia, na zona oeste, e Freguesia do Ó e Vila Brasilândia, na zona norte da capital paulista.
A extensão deverá passar por bairros como Cambuci, Ipiranga e Mooca. E seguir pela região da zona leste de São Paulo até cruzar com a futura linha 15-branca (Vila Prudente-Tiquatira), na altura da Estação Anália Franco. No caminho, ela também fará a ligação com a linha 10-turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende o ABC paulista.
O objetivo principal do prolongamento é criar uma nova rota praticamente paralela à linha 2-verde, que já apresenta sinais de saturação.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de fevereiro de 2011