O ano de 2015 deve representar a venda de 500 mil veículos elétricos, de acordo com estudo da empresa britânica de pesquisas Frost & Sullivan. Segundo relatório divulgado pela companhia, as regiões que terão maior crescimento serão a Europa e a China e, por causa disso, em 2020 haverá cerca de 10 milhões de veículos movidos a eletricidade rodando pelo mundo.
O mercado norte-americano registrou em 2014 um aumento de 28% nas vendas de elétricos em comparação ao ano anterior e em janeiro de 2015 as vendas dos veículos movidos a bateria subiu 7%.
Já as fabricantes asiáticas estão um passo a frente, por estarem cada vez mais introduzindo no mercado veículos movidos a célula de combustível, que compete não apenas com veículos convencionais, mas também com os movidos a eletricidade.
Por causa do endurecimento das leis que regulamentam as emissões de gases dos veículos em mercados como Estados Unidos e Europa, as montadoras passaram a fabricá-los com motorizações mais eficientes e com menor emissão de poluentes.
Segundo Anjan Hemanth Kumar, gerente de programa da Frost & Sullivan, a eletrificação é hoje uma grande tendência dentre as montadoras, que estão sofrendo pressão para encontrar soluções eficientes. “Os fabricantes de veículos não estão apenas sob pressão para adotar carros verdes, mas também precisam encontrar o mix correto de tecnologia de powertrain para abaixar a média de emissões da frota”, analisa.
O especialista afirma também que a indústria está buscando tecnologias avançadas de motor, como o “downsizing”, impulsionando a desativação de cilindros, tecnologias de injeção e tratamento posterior de escape. “É difícil encontrar a combinação certa, mas a eletrificação é a maior tendência global para migrar os híbridos para elétricos ou célula de combustível”, conclui o executivo.
Fonte: revista Automotive Business, 20 de fevereiro de 2015