As novas faixas exclusivas de ônibus e bicicletas implantadasem São Paulotêm contribuído para diminuir o número de motoristas que estacionam irregularmente seus veículos e têm diminuído a utilização das vagas de Zona Azul da cidade. A constatação é do engenheiro Horacio Figueira, especialista em trânsito, a partir de dados fornecidos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que apontam uma redução nas multas por estacionamento irregular e a queda na venda de talões de Zona Azul.
“Sem dúvida, a faixa exclusiva inibe o motorista de estacionar irregularmente", disse Figueira. "Uma coisa é estacionar num local proibido onde lá estão parados 50 carros, outra é deixar seu carro sozinho numa faixa exclusiva."
Com relação à queda na comercialização dos talões de Zona Azul, Figueira lembra que muitas faixas exclusivas ocuparam lugares antes destinados a estacionamento. "Na Rua Alfredo Pujol, na Zona Norte, por exemplo, o estacionamento na Zona Azul que era permitido durante todo o dia agora é proibido das 16h às 20h”, explicou o engenheiro.
"Nesse período entra em operação a faixa exclusiva de ônibus naquela via."
O DIÁRIO visitou essa rua e constatou que o movimento de um estacionamento particular aumentou depois da implantação da faixa de ônibus. "Muita gente que parava na Zona Azul das 16h às 20h agora deixa o carro aqui", disse Rodrigo Martins, do estacionamento na Rua Alfredo Pujol.
Já para Magno Oliveira, que tem um comércio na mesma rua, a situação piorou. "Perdi clientes, que agora não têm onde estacionar."
A CET informou que em 2012 aplicou 223 mil multas por estacionamento irregular. Em 2013 foram 218 mil e em 2014, 216 mil. Já em 2012 foram vendidos 2,6 milhões de talões de Zona Azul contra 2,4 milhões em 2013 e 2 milhões em2014. ACET informou que, no caso de implementação de novas vias e faixas exclusivas de ônibus, o plano de reestruturação da Zona Azul contempla uma compensação com reposição de vagas em vias transversais onde a permanência do sistema se justifica pela demanda de estacionamento.
"Mudanças na política de estacionamento podem ocorrer a qualquer tempo, em função da nova configuração viária", afirmou. A CET não comentou a diminuição das multas por estacionamento irregular nem a queda nas vendas de talões da Zona Azul.
Fonte: Diário de S. Paulo, 23 de fevereiro de 2015