O mercado de veículos novos, com retração de 6,7% em 2014, não foi suficiente para impedir que as buscas na internet por carros crescessem 33,2% em 2014, segundo levantamento feito pelo portal WebMotors. O interesse por carros usados se refletiu em aumento de 55% do total das buscas e o por modelos zero-quilômetro avançou 26,4%.
Segundo dados fornecidos pelo WebMotors, maior portal brasileiro de transações on-line de veículos, a mudança de comportamento se reflete também no mercado automotivo, já que a quantidade de ofertas no site subiu 11,6% em relação ao ano anterior. O levantamento registrou ainda que 96% das pessoas que compram um automóvel pesquisam na internet antes da aquisição.
Fernanda Lagroteria, responsável pelas áreas de produtos e marketing do WebMotors, diz que hoje o consumidor chega à concessionária sabendo até mais que o vendedor. “A tomada de decisão passa por uma pesquisa na internet, seja para saber mais sobre o produto, seja para ter ideia dos preços praticados pelo mercado”, analisa a executiva.
O aumento de usuários via celular tem contribuído para essa expansão do on-line, já que o consumidor consegue anunciar e vender seu veículo apenas usando o smartphone. “O interessado em comprar um carro também consegue ter acesso a mais de 200 mil ofertas na palma da mão, através do celular”, afirmou Lagroteria.
Fonte: revista Automotive Business, 20 de fevereiro de 2015