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Em maio, a Dodge mostrou ao público o Hellcat SRT Challenger, um "muscle car" com 717 cv. É curioso imaginar que, há cem anos, a empresa apresentava seu primeiro carro com também impressionantes, pelo menos à época, 35 cv. Na esteira do Ford T, uma pequena indústria de componentes automotivos decidiu entrar no ramo de produção de carros. A Dodge Brothers, comandada pelos irmãos John e Horace Dodge, projetou um veículo repleto de inovações, o Model 30 (foto), lançado em 1914.
Chrysler
A empresa foi vendida para a Chrysler e, com o desenvolvimento do sistema rodoviário americano, prosperou no pós-guerra.
Com boas estradas à disposição, os motoristas norte-americanos queriam carros mais potentes. De olho nessa necessidade, a Dodge lançou diversos veículos com cavalaria respeitável.
A marca chegou ao Brasil em 1969, onde ficou até 1981. No fim da década de 1990, a empresa voltou a produzir por três anos, quando a picape Dakota passou a ser montada no Paraná. Eram os tempos da malsucedida parceria Daimler-Chrysler.
Com a crise do petróleo no fim dos anos 1970, os carros beberrões perderam espaço, e a Dodge entrou em crise.
Para sair do buraco, a marca mirou nos veículos familiares, como a minivan Caravan, e os esportivos, com carros preparados pelo legendário Carroll Shelby.
Atualmente, a empresa é vinculada à Fiat, que comprou a Chrysler em 2011.
A centenária marca agora foca sua produção em carros "nervosos". A mesma intenção que os irmãos Dodge tinham há um século, mas com muitos cavalos extras.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de julho de 2014

Categoria: Mundo do Automóvel


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