O terreno da Alemoa, na retroárea do Porto de Santos, onde será implantado um estacionamento para os caminhões que trafegam pelo complexo marítimo, será repassado à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) no próximo mês.
A informação é da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), responsável por concluir todos os trâmites para que a área, de 226,7 mil metros quadrados, seja cedida à Autoridade Portuária pelos próximos 20 anos. O lote, que pertencia à antiga Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), fica na Avenida Engenheiro Augusto Barata (o Retão da Alemoa), nas proximidades da Brasil Terminal Portuário (BTP).
Agora, está com a União. Segundo os planos da Codesp, na área será implantado um estacionamento com 800 vagas e postos com serviços para os caminhoneiros. Mas, para que isso aconteça, a SPU ainda precisa concluir todos os trâmites da cessão do terreno. Segundo o órgão, eles incluem um registro da área no cartório de imóveis. Os documentos já foram encaminhados e o terreno está sendo avaliado. Depois, será elaborado um contrato, a ser assinado entre as partes.
De acordo com a Docas, em seguida, serão iniciados o processo e os estudos para a obtenção das autorizações ambientais. A Codesp prevê para este ano a contratação do projeto-executivo do empreendimento. Além de um projeto funcional, serão feitos um termo de referência e uma planilha orçamentária da obra, necessários para a contratação de estudos mais detalhados.
Fonte: A Tribuna - Santos - 17/02/2017