De 2008 para 2009, as marcas chinesas cresceram 264%, subindo de 806 para 2.934 unidades vendidas. Pularam de 0,03% de participação do mercado nacional para 0,10%. Ainda é pouco, mas para 2010 as importadoras anunciaram a chegada de novos modelos; a marca JAC deve estrear em outubro. Apesar disso, a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) diz não ter um histórico que permita fazer uma projeção de crescimento para 2010.
Vale ressaltar que, das cinco marcas, Chery e Jinbei não participavam do mercado em 2008. A primeira conseguiu emplacar 497 unidades do SUV Tiggo em 2009 e deve entrar no segmento de sedãs médios com o Cielo em 2010. A segunda marca citada vendeu 152 unidades da van Topic nas versões furgão e passageiro.
A líder entre as chinesas é a Hafei, com 1.248 unidades da Towner, vendida nas opções de carga, passageiro e picape. Foi também a marca que mais cresceu, 726,49% em relação a 2008, quando havia emplacado 151 unidades, mas ainda não atendia toda a demanda, além de começar suas vendas somente em outubro daquele ano.
As concessionárias estão se espalhando pelo Brasil. A Chery já conta com 23 revendas, a Chana tem 20, a Effa conta com 42 pontos de vendas e Hafei e Jinbei dividem 34 lojas e oficinas. Será que neste ano a invasão finalmente se concretiza?
Fonte: iCarros, 12 de fevereiro de 2010