"Com a proibição de estacionamento não ganhamos faixa de rolamento, mas aumentamos a largura das já existentes, o que dá mais conforto ao motorista. Significa que, pelo mesmo local, passam mais veículos ao mesmo tempo", explica o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves. Atualmente, 12 vias - totalizando quase seis quilômetros - têm a restrição.
A CET vai implantar a proibição em outros locais e, em muitos deles, ampliar o horário que hoje vale apenas nos horários de pico (das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas). A ideia é que a medida vigore praticamente durante todo o dia, das 7 às 20 horas. Queremos colocar esse horário em todas as avenidas que fazem a ligação Centro-Praia.
"Essa é uma tendência e vai ocorrer conforme os serviços de pavimentação forem concluídos. Vai melhorar muito o trânsito, porque percebemos que em muitos locais há lentidão o dia todo", diz o presidente da CET. A Avenida Washington Luis (Canal 3) será a primeira a estender a restrição.
Inicialmente a novidade será em um só trecho (entre a Avenida Francisco Glicério e a Praia). O projeto está pronto e a CET aguarda apenas a finalização do asfalto em alguns cruzamentos. Essa medida não será aplicada aos sábados, domingos e feriados, dias em que o estacionamento ficará totalmente liberado.
Fonte: A Tribuna (Santos), 20 de setembro de 2014