Consumidores do Distrito Federal que usarem estacionamentos privados de shoppings, supermercados, hospitais e do Aeroporto JK terão tempo extra para deixar o local, após o pagamento do tíquete. A lei tinha sido vetada pelo governador Rodrigo Rollemberg, mas foi restaurada pela Câmara Legislativa do DF dia 11.
Para valer como lei, a norma ainda precisa ser publicada no Diário Oficial do DF. Como o veto foi derrubado, o texto não volta às mãos de Rollemberg e deverá ser promulgado pela própria Câmara. Ao rejeitar o texto, o Palácio do Buriti apontou que a mudança era inconstitucional.
Quando a nova lei passar a valer, os consumidores do DF terão pelo menos 30 minutos para permanecer nos estacionamentos, após o pagamento da tarifa – hoje, o prazo é de 15 minutos. O texto não fala sobre o prazo de tolerância dos "minutos iniciais", quando o estacionamento nem chega a ser cobrado. Nesse caso, as regras atuais continuam valendo.
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) diz considerar a medida inconstitucional. O diretor da Abrasce, Cátilo Cândido, diz que “o Estado não pode legislar sobre a propriedade de livre iniciativa”. O diretor pontua que “quem deve decidir o que fazer no estacionamento é o empreendedor, perante as regras de mercado”.
Em seu teor, o projeto de lei justifica que a permanência de 30 minutos “é um tempo justo”, principalmente ao considerar consumidores com dificuldade de locomoção e as grandes distâncias a serem percorridas do local de pagamento da tarifa até a saída do estacionamento.
Autor do projeto de lei, o deputado distrital Bispo Renato Andrade (PR) diz que a proposta “atende à necessidade da população” e que “[o projeto] não fala, em nenhum momento, sobre a dispensa do pagamento do ticket estacionamento”.
Derrubada do veto
O projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2016, no último dia de expediente do ano da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Depois, a proposta seguiu para sanção do governador Rodrigo Rollemberg, que devolveu o texto com o veto. Após a promulgação pelos distritais, a norma valerá como lei a partir da data da publicação.
Fonte: G1/DF, 12/04/2017
Outras matérias da edição
Aplicativos, o ilegal que se torna usual
Por Jorge Hori* A discussão sobre os aplicativos de chamada de carros para o serviço pago de transporte individual renovou o confronto entre as visões jurídicas com as populares. A visão popular quer (...)
CET prorroga novamente prazo para troca de talões Zona Azul: 31 de maio
Quem tem talões de Zona Azul para estacionamento pelas ruas da cidade já não consegue mais usá-los: agora é preciso ter um aplicativo instalado no celular para “comprar” os cartões digitais. Quem não (...)
Efeito Uber deixa valets sem serviço e esvazia estacionamentos em São Paulo
Depois de mexer com o mercado dos táxis, os aplicativos de transporte afetam agora outro serviço: o de valets. Funcionários de estacionamentos já passam noites sem trabalho, enquanto donos de restaura (...)
Sancionada lei da "Área Azul" (Ribeirão Preto)
O Diário Oficial do Município (DOM) do dia 13 de abril trouxe o decreto do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) que regulariza a “Área Azul”, suspensa desde junho, quando, em um dos erros mais (...)
Tarifa da Zona Azul será reajustada em 50% (Lins)
A Diretoria Municipal de Trânsito (DMT) anunciou que o valor da tarifa da Zona Azul será reajustada a partir de 1º maio, passando de R$ 1,00 para R$ 1,50. De acordo com a secretária municipal de Obras (...)
Mais de 120 são autuados no retorno da Zona Azul (Sorocaba)
O primeiro dia de fiscalização do estacionamento rotativo da Zona Azul, no Centro, registrou, das 9h às 14h30, 127 condutores autuados por descumprirem as regras, segundo informou (...)
Zona Azul eletrônica emite mais de 1,1 mil e-tickets no primeiro dia (Suzano)
Pelo menos 1.156 e-tickets foram emitidos no primeiro dia de vigência da Zona Azul Eletrônica em Suzano. Desde o dia 10 os agentes de fiscalização vistoriam os carros por meio do aplicativo. Vinte e q (...)
Prévia do PIB cresce acima do esperado e sobe 1,31% em fevereiro
A economia brasileira cresceu pelo segundo mês consecutivo em fevereiro, desempenho bem acima do esperado pelo mercado, mostrou o Banco Central nesta segunda-feira (17), sinalizando um início da retom (...)
Os donos da Leopoldo Miguez (RJ)
Dia e noite na Rua Leopoldo Miguez, em Copacabana, moradores, comerciantes e visitantes reclamam da quantidade de flanelinhas. A via, que conta com estacionamento do Rio Rotativo, das 7h às 19h, está (...)
Estacionamentos compartilhados e corredores urbanos são apostas (CE)
Em sua obra, o matemático alemão Dietrich Braessm aponta que "quanto mais espaço dedicamos para automóveis, mais aparecerão novos para ocupá-los em progressão infinita". Então, o que fazer numa (...)
Apple obtém autorização para testar carro autônomo
A Apple está perto de testar nas ruas seu software para carros autônomos, entrando na corrida para mudar os sistemas de transporte. O Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (EUA) confirmou (...)
Financiamentos de novos recuam 6,5% até março
O volume de financiamentos de veículos novos recuou 6,5% no acumulado de janeiro a março quando comparado com iguais meses do ano passado: foram 257,2 mil unidades contra as 275,1 mil de um ano antes, (...)