Carro velho só é um problema quando falta manutenção. Os donos de veículos assim se arriscam e torcem pra não serem parados.
Carro tem vida útil. Mas tem gente que não se importa, quebrou a chave, improvisa. Quem não leva o carro na oficina pra não gastar dinheiro pode se dar mal. Um carro pode rodar até dez mil quilômetros depois de uma troca de óleo.
Se a manutenção não estiver em dia, o óleo fica grosso e cria uma sujeira que se acumula nas engrenagens. Resultado: o carro vai gastar mais óleo. E uma coisa interfere na outra. Se o carro não estiver alinhado, vai gastar mais pneu e mais combustível. E pneu careca demora mais para frear e pode até derrapar.
Amortecedor vencido diminui a aderência e o motorista pode se perder na curva. Trocar as pastilhas de freio custa R$ 140. Se a pastilha estiver gasta vai comer também o disco e a conta fica mais cara: R$ 320.
Um carro antigo é o xodó do mecânico Eduardo Neves. Os dois têm quase a mesma idade. O carro 32 anos. E o dono, 33. Eduardo tem todo o cuidado do mundo. A funilaria está impecável e o motor também. Mesmo assim, é difícil encontrar as peças que precisam ser trocadas. Carro antigo dá trabalho.
"Precisa tempo, dinheiro, conseguir pessoa qualificada pra arrumar e alguém que consiga peça."
Fonte: Jornal Hoje (TV Globo), 20 de novembro de 2010